Certamente todos os gestores e aqueles que lidam com aspectos fiscais já se depararam com o termo crédito tributário em algum momento. No entanto, por ter um conceito complexo, já que se trata de um termo técnico do Direito Tributário e de Contabilidade, muitos profissionais acabam tendo dificuldade para compreender o que é e como ele pode ser usado na empresa.
Se você se identificou com esse perfil descrito acima, não se preocupe! Neste artigo especial que preparamos, você vai entender o que é crédito tributário e como aplicar essa prática na sua empresa.
O que é o crédito tributário?
O crédito tributário surge a partir do pagamento indevido de impostos ao Estado. Com isso, ele passa a ser um credor sobre um contribuinte. Nesta relação jurídica, o Estado se torna um sujeito ativo e como devedor o contribuinte do imposto ou taxa.
A prestação deste crédito pode ocorrer através de moeda ou outro valor onde é possível exprimir a obrigação de pagamento de um tributo. O tópico está descrito no Código Tributário Nacional a partir do seu art. 139.
Quais os tributos que geram crédito tributário?
Inúmeros impostos geram crédito tributário. A seguir, destacamos alguns exemplos de espécies tributárias não cumulativas, que são aquelas que possibilitam a compensação por parte das empresas como ICMS, IPI e o Cofins.
ICMS
De competência estadual, o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) varia conforme cada região. No entanto, nesse sistema de crédito, existe a possibilidade de realizar a compensação de impostos. Ou seja, as empresas podem creditar o imposto que já foi cobrado nas operações que envolvem a entrada de mercadorias e recuperar nos que serão deduzidos dos valores a recolher.
IPI
O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é de competência federal e incide sobre os produtos industrializados. A base de cálculo do crédito é semelhante a do ICMS, variando apenas a alíquota.
COFINS
Assim como o IPI, a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) também é um tributo de competência federal. Nesse caso, a empresa deduz do seu faturamento o imposto e tem a possibilidade de ganhar créditos com o fisco com a intenção de compensar o pagamento de algumas despesas como a compra de bens, aluguéis de imóveis e a aquisição de equipamentos. No entanto, a recuperação só é válida para empresas enquadradas no regime do Lucro Real.
Como usar o crédito tributário para pagar impostos?
Resumidamente, é possível utilizar o crédito tributário para pagar impostos. Para isso, é necessário adotar algumas práticas como registrar detalhadamente os tributos recolhidos em cada produto e serviço e elaborar o planejamento tributário correto para o negócio.
O registro ajudará a sua empresa a ter um controle preciso em relação aos tributos pagos nas operações de compra e venda de mercadorias, permitindo que seja possível que se monitore a situação dos créditos tributários do seu negócio. Já o planejamento possibilitará que a sua empresa consiga pagar menos impostos dentro do rigor da lei.
Conheça a definição de alguns conceitos
Fato gerador: são hipóteses e ocorrências que dão origem a uma obrigação tributária.
Passivos tributários: são obrigações relativas aos tributos (impostos, taxas e contribuições), devidos por pessoas jurídicas e físicas e que podem ter diversos fatos geradores.
Sujeitos ativos e passivos: são os responsáveis por cumprir com os deveres fiscais que decorrem dos mais diversos fatos geradores, independentemente de ser no papel de cobrador ou de pagador de tributos.
Você sabia que a KomBusiness pode ajudá-lo na redução dos custos e dos riscos da sua empresa?
A KomBusiness é uma jovem empresa fundada por profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado tributário. Atuando na área tributária, consegue reduzir os custos e riscos, possibilitando o aumento da lucratividade e competitividade dos seus clientes.
Com alta capacidade técnica, otimização e segurança, fazendo uso da tecnologia, a KomBusiness atua com transparência, ética e de forma personalizada, sempre atendendo à legislação vigente e às necessidades de cada negócio.