A escrituração contábil é uma ferramenta que adveio da escrituração mercantil. É isso mesmo que você pensou, ela decorre da forma de controle que era utilizada pelos reis, faraós e mercadores, sendo considerada uma das técnicas mais antigas do mundo dos negócios.
Com o passar dos anos, a técnica foi aprimorada e adaptada para a realidade vivenciada, mas o seu objetivo permanece o mesmo – possibilitar o controle do patrimônio.
Atualmente, além de ser uma forma de controlar o patrimônio e organizar as contas empresariais, a escrituração contábil também é uma obrigação legal.
Dessa forma, consiste em uma ferramenta de controle patrimonial obrigatório, onde deve ser realizado o registro cronológico de todos os movimentos contábeis de uma empresa.
O processo da escrituração contábil ocorre por uma série de procedimentos. Por meio dele, todas as movimentações contábeis são registradas em ordem cronológica e de acordo com os princípios da contabilidade.
Por se tratar de um controle obrigatório, a legislação exige que seja apresentado até o último dia útil de julho do ano seguinte à apuração, o que poderá ser feito por meio eletrônico pelo SPED, que é o Sistema Público de Escrituração Digital.
Para que você possa ficar ainda mais por dentro do assunto, trouxemos este artigo completo explicando o que deve constar na escrituração contábil, quem é obrigado a fazê-la, como ela deve ser feita e o que é a escrituração contábil simplificada. Vamos ver?!
O que deve constar na Escrituração Contábil?
Deverão constar na escrituração contábil as informações diárias da empresa. Nesse sentido, a contabilidade divide os acontecimentos em duas formas: os fatos contábeis e os atos contábeis.
Assim, os atos contábeis consistem em atos que não tem potencial de alterar o patrimônio do empresário. Fazem parte dele as reuniões, as estipulações de norma de conduta e a elaboração de manuais de procedimentos, por exemplo.
Enquanto os fatos contábeis são os que alteram o patrimônio da empresa, esses fatos podem ser qualitativos que é quando ocorre, por exemplo, a troca de um direito por um bem, ou quantitativos que é quando o valor do patrimônio sofre alteração.
Nesse sentido, os acontecimentos que devem ser registrados na escrituração contábil são os fatos contábeis, lembrando que eles devem respeitar a ordem cronológica. Além disso, devem ser incluídos os atos contábeis que possam impactar a área financeira da empresa.
LEIA TAMBÉM: Gestão financeira: entenda a importância
Quem deve fazer a Escrituração Contábil?
O único empresário que é dispensado de realizar a escrituração contábil é o Microempreendedor Individual, portanto, fora ele, todas as empresas devem escriturar a contabilidade.
Essa ferramenta é essencial para que as demais empresas tenham fácil acesso aos dados necessários para elaboração de relatórios e demonstrativos tanto fiscais quanto gerenciais.
Além disso, com a escrituração contábil, os empresários conseguem ter acesso rápido a dados que podem auxiliá-los nas principais tomadas de decisão, como saber a margem de lucro, o fluxo de caixa, capital de giro ou quais são os níveis de liquidez da empresa.
Como fazer a Escrituração Contábil?
Conforme determinado pela lei, a escrituração contábil é realizada por meio do Livro Diário e Razão, onde são registrados todos os fatos contábeis em ordem cronológica.
A obrigação da escrituração contábil começa já na abertura da empresa, com o registo do capital social integralizado por cada sócio da empresa. Após isso, toda movimentação considerada como fato contábil também é registrada.
Os registros podem ser realizados de forma manual no livro de registro ou por meio de ferramentas mecanizadas ou eletrônicas.
Você também pode se interessar: Cancelamento extemporâneo: descubra o que é e como fazer
Escrituração Contábil Simplificada
A escrituração contábil simplificada é destinada às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional.
Essa forma de escrituração contábil é como se fosse uma versão resumida da escrituração contábil padrão, permitindo que as empresas efetuem os registros dos fatos contábeis de forma mensal, por exemplo, desde que contem com outros registros auxiliares.
Para fazer a escrituração contábil é necessário contar com auxílio de um profissional da área contábil que tenha experiência e conheça as exigências desse procedimento. Nós, da KomBusiness, somos uma empresa fundada por profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado e que sempre fazem uso da tecnologia para obtenção de resultados mais rápidos e precisos.
Por isso, em caso de dúvidas, conte com quem entende do assunto para ajudar você. Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de consultores especializados na área contábil, os quais poderão auxiliá-lo.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando o nosso blog e saiba mais sobre vários assuntos a serem usados em sua empresa!