Você já conhece o cross border, a nova tendência de e-commerce que vem da China? O termo parece complicado, mas, quando pensamos em produtos vindos do exterior, você irá se identificar.
Isso porque mais de 40% das compras feitas em e-commerces são da China ou dos Estados Unidos. No Brasil o número é ainda maior, cerca de 83% das compras desses países. Porém, a tendência é que esse número continue subindo cada dia mais, pois atualmente está cada vez mais rápido realizar as compras vindas de diversos países.
Todo esse crescimento dos e-commerces é por conta da transformação digital e o aumento do acesso à internet. Portanto, é importante entender mais sobre essa nova modalidade do comércio virtual. Continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o e-commerce cross border.
O que é o e-commerce Cross Border?
Cross border significa cruzar a fronteira, ou seja, é a atividade comercial de comprar produtos vindos do exterior. Simplificando, essa é a importação de produtos vendidos no e-commerce por pessoas físicas.
No entanto, ela não é uma operação tão simples quando comparada ao comércio nacional, pois o país que importa e o que exporta possui suas exigências, processos e regras. Alimentos, por exemplo, não podem entrar no Brasil por questões de saúde pública, por disseminação de doenças e pragas.
Sendo assim, qualquer país que deseja vender em território brasileiro precisa seguir tais regras.
Como surgiu o e-commerce cross border?
O novo modelo de e-commerce passou a se popularizar com o lançamento da Amazon, em 1994. A empresa é uma das primeiras a romper em grande escala o mercado virtual, facilitando o acesso a compras internacionais de maneira mais rápida.
Atualmente a China é reconhecida facilmente nos comércios virtuais, principalmente por conta da loja Shein.
Sendo assim, o destaque do e-commerce cross border vem por meio das vendas de produtos em qualquer parte do mundo, após questões culturais impedirem empreendedores daqui por conta das dimensões continentais do Brasil.
Assim, a tendência cross border vem conquistando o mercado interno, mudando o pensamento de empreendedores de que existem barreiras externas. O mundo é grande e o Brasil é altamente conhecido por seus produtos exportáveis.
Além do mais, as vendas digitais surgiram para fidelizar o futuro dos e-commerces. Sendo assim, essa é uma ótima oportunidade de avaliação e crescimento para novos e-commerces.
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Vantagens e desvantagens do e-commerce cross border
Apesar de parecer muito vantajoso, devemos entender as etapas do cross border. Por isso, é preciso avaliar minuciosamente as vantagens e desvantagens da modalidade com o objetivo de identificar se a alternativa é viável para a sua loja.
Quando pensamos em desvantagens e vantagens, elas mudam conforme o segmento, a empresa, grau de maturidade do e-commerce, disposição à inovação e muitos outros fatores.
Portanto, podemos citar que a maior vantagem do cross border é a isenção de taxas como ICMS e IPI aos empresários na exportação de suas mercadorias.
A desvantagem acontece por conta de processos logísticos mais complexos, sendo uma negociação responsável por milhares de dólares em transações ao redor do mundo, o que exige muita logística e responsabilidade.
Principais métricas do e-commerce cross border
O e-commerce cross border segue em crescimento e cada vez mais alcança vendas que ultrapassam os US$ 900 bilhões.
Portanto, um bom empresário do ramo de comércio eletrônico deve estar atento às estatísticas dos maiores e-commerces de importados no Brasil.
Confira a seguir alguns deles:
- AliExpress – 34,8%;
- Shopee – 32,7%;
- Amazon – 13,9%;
- Shein – -6,2%;
- Ebay – 3,8%;
- Banggood – 2,7%;
- Wish – 2,2%;
- Alibaba – 1,5%.
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Como ter uma boa operação de cross border em seu e-commerce?
Entender como o cross border funciona não é uma tarefa fácil. Entretanto, é preciso compreender como ter uma operação assertiva na sua empresa, e também como as assinaturas eletrônicas podem participar dessas etapas.
Veja a seguir como ter uma boa operação cross border!
Escolha o tipo de exportação
Nessa etapa, você deve decidir qual o melhor tipo de operação para o seu e-commerce, seja ela a direta, quando a empresa tem contato direto com clientes de outros países e cuidam de todo o processo de envio de produtos, ou a indireta, quando os serviços são contratados por uma empresa responsável.
Avalie o mercado
Entender hábitos e consumos do mercado e de seus clientes são essenciais para saber qual o melhor modelo de negócio para a sua empresa. Analise também seus concorrentes, melhores formas de pagamento, preferências, entre outras particularidades.
Encontre parceiros de negócios
Escolher parceiros e fornecedores é fundamental. Por isso, pesquise sobre o relacionamento dos parceiros com seus clientes e a qualidade da empresa.
Mantenha suas informações disponíveis
Todas as informações precisam ser objetivas e claras, principalmente os meios de pagamentos, prazos, políticas de trocas, devoluções, entre outras.
Conclusão
Como vimos neste artigo, a nova tendência de cross border é uma oportunidade de vendas que ultrapassa barreiras e tem ganhado cada vez mais relevância no mercado.
Dessa maneira, a tendência é que esse mercado continue em crescimento e sendo uma modalidade de vendas cada vez mais vantajosa. Aproveite essa oportunidade para expandir seus negócios e transformar as vendas do seu e-commerce!