O CRM (Customer Relationship Management), em português chamado de Gestão de Relacionamento com o Cliente, consiste em todo o procedimento utilizado pelas empresas para gerenciar as interações com os clientes, antecipando seus desejos e necessidades e consequentemente aumentando as vendas.
O CRM possibilita a automatização dos contatos realizados com os clientes, visando garantir que nenhuma oportunidade de negócio seja perdida, além de proporcionar um atendimento de excelência aos consumidores.
Então, se você quer entender mais sobre o CRM, não deixe de ler este artigo, nele trouxemos o que é o CMR e como ele pode ajudar o seu negócio. Boa leitura!
O que é CRM?
Conforme mencionamos anteriormente, CRM é a sigla utilizada para se referir a Customer Relationship Management, que é a Gestão de Relacionamento com o Cliente que engloba a gestão da venda e de atendimento ao cliente.
O CRM consiste em um software que vincula e analisa os dados colocados no sistema em relação a um cliente, incluindo as interações entre o cliente e a empresa, os produtos pelos quais ele demonstrou interesse, as solicitações de serviços, cotações e propostas, bem como os produtos comprados.
O sistema proporciona o acesso aos dados do cliente de uma forma que os usuários consigam compreender o que deve ser feito e o que foi feito em cada contato, fortalecendo o relacionamento com o cliente e proporcionando um atendimento de qualidade.
O CRM possibilita que usuários conheçam as necessidades dos seus clientes e aprofundem os seus relacionamentos.
Por meio disso, os usuários conseguem otimizar o atendimento ao cliente, estabelecendo laços mais fortes e, consequentemente, aumentar a fidelidade dos clientes, as vendas e os lucros.
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Quem deve utilizar o CRM?
Em regra, o CRM disponibiliza ferramentas, principalmente para empresas que trabalhem com vendas ou que desejem controlar o alcance do marketing, do comércio eletrônico e, conforme já mencionado, o atendimento ao cliente.
Sendo assim, o CRM é a ferramenta correta para quem deseja:
- Melhorar o atendimento aos clientes oferecendo um serviço de excelência;
- Melhorar a experiência do cliente em relação à empresa;
- Acompanhar a jornada do consumidor, sabendo quando, como e a que preço oferecer produtos novos;
- Orientar e auxiliar as equipes de atendimento com a otimização do tempo;
- Identificar quais produtos ou serviços complementares a empresa pode oferecer;
- Trabalhar com um marketing direcionado a potenciais clientes;
- Organizar as informações e ter acesso rápido a elas.
Quais serviços um CRM de qualidade oferece?
Diferentes softwares podem oferecer serviços diferentes. Contudo, os principais são:
- Responde às principais dúvidas em relação aos clientes – Com base nos dados incluídos no sistema, os usuários conseguem se organizar melhor e entender mais sobre os seus clientes ou potenciais clientes;
- Possibilita fazer anotações – Junto com o perfil do cliente é possível fazer anotações, criar tarefas, relatórios e acessá-los a qualquer momento;
- Criar um perfil do consumidor – O armazenamento de dados possibilita o cruzamento de informações para gerar relatórios e criar um perfil do consumidor;
- Gerenciar dados – Por meio da análise estratégica dos dados incluídos no sistema, as equipes conseguem otimizar as estratégias direcionadas aos clientes;
- Automatização de ações – Os softwares mais completos analisam o histórico dos clientes e solicitam aos usuários que realizem determinadas ações, como entrar em contato com X clientes ou oferecer tal produto;
- Marketing direcionado – Por meio dos dados incluídos no sistema, a equipe do marketing consegue identificar de onde estão vindo mais clientes, analisando como fortalecer o atendimento, criando campanhas direcionadas às necessidades do consumidor e melhorando as conversões.
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Como escolher um bom CRM?
Para escolher um bom CRM, é preciso analisar alguns pontos, como:
- Facilidade de uso: um CRM de qualidade deve ser intuitivo, de forma que os usuários não encontrem grandes desafios para aproveitar todas as suas funcionalidades;
- Integralidade: antes de escolher um CRM, é preciso se certificar que ele integre os demais sistemas e softwares utilizados pela empresa, ou seja, puxe automaticamente os dados inseridos nos demais programas;
- Análise adequada: para que seja realmente efetivo, é preciso que o CRM faça uma análise adequada dos dados nele inseridos, gerando resultados consistentes.
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