Aumentar a margem de lucro é sempre um dos principais objetivos de todos os empresários, ao mesmo tempo que é um dos principais desafios. E como aumentar a margem de lucro nas importações? Questões como os imprevistos, custos envolvidos e a logística necessitam de uma atenção especial.
Como é o processo de importação no Brasil
Para que o gestor consiga aumentar a margem de lucro do seu negócio, o primeiro passo é conhecer como funciona o processo de importação no Brasil.
Para isso, precisamos entender que o processo de importação é dividido em três fases: a administrativa, a fiscal e a cambial.
– Fase administrativa: os órgãos do governo exigem previamente a efetivação da importação, que se trata de um licenciamento das importações.
– Fase fiscal: essa é a etapa do despacho de importação, realizada por meio de uma verificação exata dos dados declarados pelo importador, como as mercadorias, os documentos e a vista ao desembaraço aduaneiro.
– Fase cambial: etapa em que é realizada a compra de moeda estrangeira, a qual é destinada ao pagamento das importações, quando necessário.
LEIA TAMBÉM: Veja como legalizar a sua empresa de importação e evite ter produtos apreendidos pela Receita Federal
Como aumentar os lucros com a importação
Agregue mais valor ao produto
Produtos importados no Brasil costumam ser mais valorizados pela população local, principalmente quando esses artigos são de luxo ou de alto valor agregado. Com isso, você pode usar essa boa reputação e imagem da mercadoria para aumentar a sua margem de lucro.
Para tanto, dê atenção à abordagem durante a venda, valorizando os benefícios e qualidades do produto de acordo com o seu público-alvo.
Fique atento à concorrência entre os fornecedores
Os preços entre os fornecedores estão sempre sendo alterados. Para garantir uma boa margem de lucro e praticar um bom preço junto ao consumidor final, você precisa garantir o melhor preço de custo. Ou seja, você deve buscar o melhor fornecedor do mercado naquele momento.
Além disso, certifique-se da credibilidade daquele fornecedor. Não basta ter o melhor preço se a reputação em cumprimento do prazo de entregas não é muito boa, não é? Afinal, quanto de receita a sua empresa pode perder por ficar dias sem um produto?
Conheça bem o público-alvo do seu negócio
Para evitar que mercadorias fiquem paradas no seu estoque por muito tempo, é preciso conhecer bem o seu público-alvo. Dessa forma, você evita importar produtos de baixa aceitação ou de baixo giro. Em caso de ocorrências recorrentes, isso pode até descapitalizar o negócio, colocando-o em risco.
LEIA TAMBÉM: Descubra as vantagens da sua empresa habilitar o RADAR e por que é tão importante
Contrate uma boa assessoria
Um bom investimento também pode contar com a experiência de profissionais qualificados e especializados em despacho aduaneiro. Com uma boa assessoria, você pode contar com o auxílio em diversos estágios, desde a preparação de documentos, radar de importação, até relações mais complexas com agentes, por exemplo.
Descubra como a KomBusiness pode ajudá-lo na redução dos custos e dos riscos da sua empresa e ainda aumentar o seu lucro!
A jovem empresa, KomBusiness, foi fundada por profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado tributário. Atuando na área tributária, esses especialistas conseguem reduzir os custos e riscos da sua empresa, possibilitando o aumento da lucratividade e competitividade no seu mercado de atuação.
A KomBusiness oferece alta capacidade técnica, otimização e segurança, fazendo sempre o uso da tecnologia. Dessa forma, a empresa atua com transparência, ética e de forma personalizada, sempre atendendo à legislação vigente e às necessidades de cada negócio.
A empresa ainda atua diretamente com recuperação de crédito tributário, regime especial de ICMS, Demonstrativo para Apuração Mensal do Ressarcimento, da Restituição e Complementação do ICMS Substituição Tributária (DRCST), planejamento tributário e Radar de importação.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando o nosso blog e saiba mais sobre Radar de Importação, recuperação de crédito tributário, Regime Especial do ICMS, DRCST, Planejamento Tributário e muito mais!