Aprenda a importar produtos de lojas dos Estados Unidos e comece ainda hoje

28 de dezembro de 20210

Devido à grande variedade e ao preço ser muitas vezes competitivo, o mercado estadunidense é muito conhecido em todo mundo, o que leva ano após ano as vendas on-line no país crescerem disparadamente, sobretudo no fim do ano devido a Black Friday e o Natal. Quer saber como importar produtos dos Estados Unidos? Neste artigo especial iremos abordar o tema para que você possa ampliar a variedade dos produtos da sua empresa.

Como funciona?

1. Procure uma empresa de intermediação para entrega

O primeiro e grande desafio para importar produtos dos Estados Unidos é referente ao envio. Os lojistas estadunidenses, na maioria das ocasiões, não enviarão os produtos para o Brasil diretamente. Com isso, será necessário que você busque por uma empresa que realize o processo de intermediação.

2. Escolha a modalidade de frete

Esse é um quesito muito importante, já que pode elevar e muito o valor final, o que requer um bom planejamento, considerando o melhor, o mais seguro e mais barato.

LEIA TAMBÉM: Incentivos fiscais para importação: veja quais são e como você pode utilizá-los

A modalidade mais comum, porém também a mais cara, é o frete Courier – um serviço de entrega expressa. No entanto, existem outras modalidades disponíveis no mercado. Confira a seguir:

  1. First Class Mail international;
  2. Priority Mail Internacional;
  3. Fedex;
  4. DHL Global mail;
  5. TNT Express;
  6. UPS Express;
  7. USPS;
  8. Airmail Economy.   

3. Veja quais são os produtos restritos para importação

Existem alguns produtos, como derivados de mamíferos marinhos e alguns frutos do mar, que são restritos para importação. Além disso, ainda tem aqueles produtos considerados ilícitos, como narcóticos, drogas e materiais relacionados ao terrorismo e trabalho escravo.

4. Verifique quais produtos precisam de licenciamento para ser importado

Existem alguns produtos que precisam de licença para que possam passar pela fiscalização e chegar até o destinatário. Exemplo: plantas, animais, bebidas alcoólicas, tabaco e medicamentos.

5. Habilite a sua empresa no Radar

O Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar) é o sistema da Receita Federal que permite que as empresas brasileiras possam importar ou exportar produtos. Antes de qualquer operação, é feita uma análise e, assim que for aprovada, a empresa está habilitada a usar o Siscomex.

LEIA TAMBÉM: Saiba o que é Radar de Importação e como habilitar a sua empresa

De acordo com a exigência do governo federal, todas as pessoas jurídicas e físicas devem fazer o seu cadastro no  Siscomex para realizar operações de comércio exterior. Além da Receita Federal, o sistema também tem controle gerenciado pela Secretaria de Comércio Exterior e pelo Banco Central.

O objetivo do Radar é unificar as informações dos intervenientes no comércio exterior, seja importadores ou exportadores. Dessa forma, é possível monitorar o comportamento e o limite de atuação e, assim, evitar que as pessoas utilizem as empresas com a finalidade de fraudar o fisco por intermédio da prática de contrabando ou descaminho.

Quanto custa para habilitar uma empresa no Radar?

Não existe pagamento de taxas para acessar o sistema. Você só precisará pagar as taxas relacionadas à obtenção dos documentos que são exigidos pela Receita Federal.

Deseja habilitar a sua empresa no Radar de Importação?

A KomBusiness é uma jovem empresa fundada por profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado tributário. Com uma equipe técnica altamente capacitada, a empresa atua diretamente com recuperação de crédito tributário, regime especial de ICMS, Demonstrativo para Apuração Mensal do Ressarcimento, da Restituição e Complementação do ICMS Substituição Tributária (DRCST), planejamento tributário e Radar de Importação.

Não perca mais tempo, entre em contato conosco agora mesmo e habilite já a sua empresa!

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e mantenha-se atualizado com as novidades do mercado tributário.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

AvantageHeadquarters
Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via empowerment.
Our locationsWhere to find us?
https://kombusiness.com.br/wp-content/uploads/2019/03/img-footer-map.png
Get in touchAvantage Social links
Taking seamless key performance indicators offline to maximise the long tail.

Desenvolvido por Inside Digital.

Desenvolvido por Inside Digital.