Ambiente de trabalho: como criar um clima organizacional saudável

15 de fevereiro de 20230

Um empresário lida com diversos desafios diários, dentre os quais está o desafio de criar iniciativas para desenvolver um ambiente de trabalho saudável e mantê-lo ao longo do tempo.  

Portanto, propiciar um ambiente de trabalho saudável é essencial para que os colaboradores consigam exercer suas funções conforme o planejado e de maneira motivada, sem que as tarefas se tornem mais cansativas do que deveriam ser, garantindo uma convivência de qualidade entre a equipe e aumentando a produtividade da empresa. 

Quer saber como manter um clima organizacional saudável? Então continue a leitura, neste post vamos lhe apresentar algumas estratégias que podem deixar o dia a dia dos colaboradores menos estressantes e cada vez mais produtivos. Boa leitura!   

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Treine os Líderes de Equipe

Normalmente, as pessoas associam a missão de manter um bom clima organizacional ao RH. Contudo, para garantir um bom clima organizacional e mantê-lo ao longo do tempo, é necessário que todas as lideranças estejam engajadas. 

Assim, os líderes devem ser escolhidos de maneira criteriosa e devem contar com o treinamento necessário que esse tipo de cargo exige, já que líderes capacitados inspiram seus funcionários, e com isso ajudam a empresa a encontrar o sucesso esperado. 

Uma equipe liderada por um líder produtivo, eficiente, feliz e encorajador tem maior produtividade quando comparada com as demais, sendo que os colaboradores ainda conseguem manter uma qualidade de vida melhor quando o ambiente de trabalho é mais saudável.

Incentive a Comunicação

Sabemos que a comunicação é a chave de qualquer relação, e com as relações profissionais isso não é diferente. Por essa razão, a comunicação interna de uma empresa é essencial para que seja possível criar um ambiente de trabalho saudável.

É importante que a comunicação dentro do ambiente de trabalho seja satisfatória para todos, e por essa razão, ela deve ser clara e eficaz. 

Ademais, é importante que os líderes façam com que os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas opiniões sobre os pontos positivos da empresa e também sobre os pontos que necessitam de melhoria.

Lembre-se, um bom clima organizacional precisa ser positivo para todos, incluindo os colaboradores. 

Forneça Benefícios

Para ter um ambiente de trabalho saudável é necessário ter colaboradores satisfeitos e felizes, portanto, proporcionar benefícios pode ser benéfico não só para os colaboradores, mas também para a empresa. 

Por meio dos benefícios, os empreendedores podem incentivar o cuidado dos colaboradores com saúde física ao fornecer descontos em academias, por exemplo, além de incentivos para os cuidados com a saúde mental, como com o fornecimento de acesso a profissionais da área ou com palestras educativas. 

Além disso, os gestores ainda podem contar com a colaboração dos próprios trabalhadores para saber quais são as suas principais necessidades e quais são os tipos de benefícios que podem ser mais adequados.

Reconhecimento 

Infelizmente, uma das maiores reclamações dos trabalhadores é em relação à falta de reconhecimento por parte da empresa. Por essa razão, reconhecer os esforços realizados pelos colaboradores é essencial para mantê-los engajados e motivados. 

De acordo com a psicologia, o reconhecimento é considerado uma necessidade básica das relações sociais, sendo essencial engajar os profissionais para que alcancem a alta performance.

Ademais, o reconhecimento deve ser promovido de maneira contínua, contribuindo para que esteja presente no dia a dia dos colaboradores, fazendo parte da cultura da empresa.

Realize pesquisas sobre o clima organizacional da empresa

Saber como os colaboradores enxergam o ambiente de trabalho é essencial para identificar questões que os incomodam e precisam ser ajustadas. 

Para isso, a forma mais eficiente é realizando pesquisas sobre o clima organizacional diretamente com os colaboradores. Em regra, pode haver três classes de climas organizacionais. Vejamos: 

  • Clima organizacional bom: é quando o colaborador se vê como peça-chave da organização, sentindo-se parte da empresa;
  • Clima organizacional razoável: quando o colaborador, ora se sente parte da empresa e ora não, alterando a sensação de pertencimento;
  • Clima organizacional ruim: quando o colaborador se sente apenas mais um funcionário.

Assim, o clima organizacional deve ser avaliado constantemente, buscando sempre as melhorias necessárias para fornecer um bom ambiente de trabalho aos colaboradores.

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