Comprovantes: tenho que guardar por quanto tempo?

30 de janeiro de 20230

Diariamente realizamos transações, como o pagamento de pequenas contas, impostos e tributos em geral. Com isso, principalmente os empresários, que realizam mais transações, vão acumulando uma pilha de comprovantes e recibos de papel que ficam guardados em uma pasta, gaveta ou arquivo. 

Ocorre que é extremamente importante mantê-los organizados e arquivados, já que é possível que você venha a precisar de um deles um dia. Entretanto, para que você consiga manter uma gestão de documentos eficiente, que seja acessível, organizada e tenha somente o que realmente precisa e não fique acumulado documentos desnecessários, você precisa saber quando pode descartar cada documento, não é mesmo?

Mas você sabe por quanto tempo precisa guardar os documentos? Provavelmente, essa resposta seja não. Pensando nisso, trouxemos abaixo por quanto tempo você deve guardar comprovantes de pagamentos e demais documentos que utilizamos e geramos com frequência. 

Você também pode se interessar: Cancelamento extemporâneo: descubra o que é e como fazer 

Por quanto tempo devo guardar cada documento?

O prazo para guardar cada documento pode variar. Trouxemos abaixo uma lista com os principais documentos que utilizamos e suas particularidades em relação ao tempo que devem ser guardados. Confira!

    • Imposto de Renda e comprovante de pagamento de tributos – Todos os documentos que comprovam o pagamento ou a relação da Receita Federal precisam ser guardados pelo período de 5 (cinco) anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento ou emissão do mesmo; 
    • Comprovante de pagamento de água, luz, telefone e gás –  Atualmente, as prestadoras desses serviços devem emitir uma nota de quitação de débitos do ano anterior. Dessa forma, com esse documento é possível descartar os comprovantes mensais e guardar apenas o comprovante de quitação anual. Lembrando que o comprovante de quitação anual deve ser guardado por 5 (cinco) anos, assim como os comprovantes mensais nos casos de não emissão do comprovante anual;
    • Nota fiscal e comprovante de garantia – Esses documentos devem ser guardados pelo período que durar a garantia do produto. A garantia legal corresponde a 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis, podendo haver ainda a garantia contratual fornecida pela empresa, ou a garantia estendida, adquirida pelo consumidor, de forma que os prazos podem variar;
    • Comprovante de pagamento de aluguel de imóveis e condomínio – Os comprovantes de pagamento de aluguel, contrato de locação e o termo de entrega das chaves devem ser guardados por 3 (três) anos, enquanto os comprovantes de pagamento de condomínio devem ser guardados por 5 (cinco) anos. Esses são os prazos em que é possível cobrar o aluguel ou o condomínio em atraso;
    • Comprovante de pagamento de fatura de cartão de crédito e comprovantes de compra – A fatura do cartão de crédito deve ser guardada pelo período de 1 (um) ano,  os comprovantes de compras feitas à vista podem ser guardados por 6 (seis) meses, enquanto os das compras realizadas no crédito devem ser guardadas por 5 (cinco) anos;
  • Comprovantes de Pagamento de Empregados Domésticos e Profissionais Liberais – Todos os documentos envolvendo empregados domésticos e profissionais liberais devem ser guardados por 5 (cinco) anos, lembrando de solicitar a assinatura do colaborador em todos.

Assim, passado esses prazos, você poderá descartar esses documentos sem maiores complicações. E aí, já vai organizar os documentos hoje mesmo?

BÔNUS: toda vez que você for descartar um documento importante, principalmente quando constar dados pessoais seus ou de outras pessoas, tenha extremo cuidado, rasgue-os ou queime-os antes de descartá-los. Lembrem-se que nem todas as pessoas são bem intencionadas! 

O que devo fazer se eu perder um comprovante e precisar dele posteriormente?

Não são raras as vezes que as pessoas descartam ou perdem comprovantes de pagamento ou notas fiscais de compra e posteriormente precisam deles. 

Nesses casos, poderá ser solicitado à empresa que o emitiu uma segunda via do documento, não podendo ser negado tal fornecimento. 

A gestão de documentos pode parecer algo complexo, mas contar com orientação de profissionais qualificados poderá facilitar muito a sua vida, evitando a ocorrência de erros que possam resultar em danos e problemas para a sua empresa, garantindo a organização necessária para esse tipo de situação.  

Nós, da KomBusiness, somos uma empresa fundada por profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado e que sempre fazem uso da tecnologia para obtenção de resultados mais rápidos e precisos.

Conte sempre com quem entende do assunto para ajudar você.  Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de consultores especializados na área contábil, os quais poderão auxiliá-lo.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e saiba mais sobre vários assuntos a serem usados em sua empresa!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

AvantageHeadquarters
Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via empowerment.
Our locationsWhere to find us?
https://kombusiness.com.br/wp-content/uploads/2019/03/img-footer-map.png
Get in touchAvantage Social links
Taking seamless key performance indicators offline to maximise the long tail.

Desenvolvido por Inside Digital.

Desenvolvido por Inside Digital.