O Balanço Patrimonial (BP) consiste em um relatório financeiro que demonstra de forma precisa a situação financeira que a empresa se encontra naquele momento, feito por meio da análise de todos os ativos e passivos que envolvem o negócio.
Dessa forma, trata-se do demonstrativo financeiro mais completo e importante gerado pela empresa e visa definir se ela está gerando lucro e quais as medidas que devem ser tomadas a seguir, tudo para garantir o desenvolvimento e a saúde financeira do negócio.
Pensando nisso, trouxemos abaixo o que é Balanço Patrimonial, quando deve ser feito e como ele pode ajudar a sua empresa. Vamos ver?!
LEIA TAMBÉM: CRM: entenda como pode ajudar o seu negócio
O que é Balanço Patrimonial?
Conforme anteriormente mencionado, o Balanço Patrimonial, também chamado de Balanço Contábil, é um relatório contábil que consiste na descrição da situação da empresa, englobando todos os bens, recursos, investimentos, lucros e dívidas do negócio.
Com um Balanço Patrimonial realmente claro, pode-se constatar se a empresa está gerando lucro, se é um momento adequado para fazer novos investimentos, se é necessário reter gastos, enfim, determinar qual é o próximo passo financeiro que a empresa deverá dar.
Nesse sentido, por meio de um Balanço Patrimonial efetivo é possível:
- mapear o comportamento financeiro da empresa;
- possibilitar diferentes análises, trazendo respostas rápidas à situação financeira da empresa;
- mensurar o saldo em caixa ou o equivalente de caixa;
- mensurar o estoque da empresa;
- identificar quanto a empresa tem para receber dos clientes;
- identificar o trajeto dos recursos financeiros destinados ao negócio;
- identificar os ativos que são mantidos com o capital dos sócios;
- identificar os ativos que são mantidos com o capital de terceiros;
- identificar os tributos pagos e realizar um planejamento tributário para reduzir custos;
- elaborar um planejamento estratégico para tornar a empresa mais produtiva;
- ter embasamento claro para tomada de decisão;
- elaborar um documento claro com a real situação da empresa para apresentar a possíveis investidores.
O que compõe o Balanço Patrimonial?
O Balanço Patrimonial é composto por três informações principais, que em regra são preenchidas e divididas em colunas, sendo elas:
- Os ativos da empresa: são todos os bens, recursos e direitos da empresa, isto é, tudo o que compõe o patrimônio da empresa e que tenha valor econômico;
- Os passivos da empresa: são as obrigações da empresa, ou seja, as despesas e dívidas em aberto;
- O patrimônio líquido da empresa: é a soma de todos os recursos da empresa, considerando os valores já investidos, o capital social, as reservas de lucro, entre outros.
Dessa forma, os ativos serão o resultado do patrimônio líquido menos os passivos.
Você também pode se interessar: Cancelamento extemporâneo: descubra o que é e como fazer
O Balanço Patrimonial deve ser feito anualmente?
O Balanço Patrimonial faz a análise financeira de uma empresa em um determinado período. Dessa forma, quem determina quando fazer o Balanço Patrimonial, em regra, é o gestor da empresa.
Entretanto, é recomendado que o Balanço Patrimonial seja realizado ao menos uma vez por ano, isto é, pelo menos uma vez a cada 12 meses, sendo possível ainda, que seja realizado em períodos menores.
Ademais, de acordo com o disposto na Lei 6.404/76, ao final de cada exercício social, as empresas devem elaborar uma série de demonstrativos financeiros que serão facilitados quando elaborados com base no Balanço Patrimonial.
A elaboração desse relatório contribui para uma boa gestão patrimonial com um registro padronizado de dados.
Agora que você já sabe o que é um Balanço Patrimonial, o que ele leva em consideração e quando deve ser feito, vejamos como fazer um Balanço Patrimonial!
Como fazer um Balanço Patrimonial?
Para fazer um Balanço Patrimonial é preciso do relatório contábil da empresa, já que este documento contém todas as movimentações financeiras da empresa em determinado período.
Após isso, é necessário reunir todos os dados dos ativos e passivos, comparar todos os documentos e classificar a natureza de cada um.
Por fim, é necessário aplicar as fórmulas adequadas para mensurar se o negócio teve prejuízo ou lucro ao final do período analisado.
Lembre-se que, embora pareça simples quando colocado dessa forma, o Balanço Patrimonial demanda muita análise, de forma que qualquer erro pode colocar em risco a saúde financeira da empresa, já que muitas decisões serão tomadas com base nessa análise.
Por essa razão, a melhor opção é contar com o auxílio de uma equipe contábil que detenha conhecimento sobre o assunto. Nós, da KomBusiness, somos uma empresa fundada por profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado e que sempre fazem uso da tecnologia para obtenção de resultados mais rápidos e precisos.
Portanto, em caso de dúvidas, conte com quem entende do assunto para ajudar você. Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de consultores especializados na área contábil, os quais poderão auxiliá-lo.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando o nosso blog e saiba mais sobre vários assuntos a serem usados em sua empresa!