Importação de minério pela China em novembro alcança máxima história de 16 meses

7 de janeiro de 20220

As importações de minério de ferro pela China aumentaram 14,6% em novembro em relação ao mês de outubro. Com isso, esse é o maior nível já atingido desde julho de 2020, de acordo com os dados da Administração Geral das Alfândegas, divulgados no início de dezembro. Os números são considerados elevados, apesar do mercado de aço lento ter amortecido a demanda pela matéria-prima.

A China, maior mercado consumidor de minério de ferro do mundo, importou 104,96 milhões de toneladas no mês passado, bastante acima das importações de outubro, que foi de 91,61 milhões, e também alta de 6,9% em comparação com novembro do ano passado, conforme as informações dos alfandegários.

As importações tiveram produtos originários da Austrália e do Brasil. O salto nas operações superaram as expectativas do mercado diante do arrefecimento dos preços de ferro e da queda na demanda por aço.

LEIA TAMBÉM: Governo federal sanciona projeto de lei que prorroga incentivos fiscais a empresas por até 15 anos

Os dados da consultoria chinesa Mysteel ainda apontam que os estoques de minério de ferro importado nos portos chineses aumentaram por 10 semanas consecutivas, o que resultou num salto na semana passada para 155,5 milhões de toneladas e que representa o maior resultado desde meados de 2018.

Somente nos primeiros 11 meses do ano, foi importado 1,04 bilhão de toneladas de minério de ferro pela China. Os números ainda revelam que as exportações de novembro de produtos siderúrgicos para a China alcançaram o patamar de 4,36 milhões de toneladas.

Quer começar a exportar mercadorias? Habilite a sua empresa no Radar

O Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar) é o sistema da Receita Federal que permite que as empresas brasileiras possam importar ou exportar produtos. Antes de qualquer operação, é feita uma análise e, assim que for aprovada, a empresa está habilitada a usar o Siscomex.

LEIA TAMBÉM: Saiba o que é Radar de Importação e como habilitar a sua empresa

De acordo com a exigência do governo federal, todas as pessoas jurídicas e físicas devem fazer o seu cadastro no Siscomex para realizar operações de comércio exterior. Além da Receita Federal, o sistema também tem controle gerenciado pela Secretaria de Comércio Exterior e pelo Banco Central.

O objetivo do Radar é unificar as informações dos intervenientes no comércio exterior, seja importadores ou exportadores. Dessa forma, é possível monitorar o comportamento e o limite de atuação e, assim, evitar que as pessoas utilizem as empresas com a finalidade de fraudar o fisco por intermédio da prática de contrabando ou descaminho.

Quanto custa para habilitar uma empresa no Radar?

Não existe pagamento de taxas para acessar o sistema. Você só precisará pagar as taxas relacionadas à obtenção dos documentos que são exigidos pela Receita Federal.

Deseja habilitar a sua empresa no Radar de Importação?

A KomBusiness é uma jovem empresa fundada por profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado tributário. Com uma equipe técnica altamente capacitada, a empresa atua diretamente com recuperação de crédito tributário, regime especial de ICMS, Demonstrativo para Apuração Mensal do Ressarcimento, da Restituição e Complementação do ICMS Substituição Tributária (DRCST), planejamento tributário e Radar de Importação.

Não perca mais tempo, entre em contato conosco agora mesmo e habilite já a sua empresa!

Gostou deste artigo? Continue acompanhando o nosso blog e saiba mais sobre os assuntos relacionados ao mercado tributário.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *

AvantageHeadquarters
Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via empowerment.
Our locationsWhere to find us?
https://kombusiness.com.br/wp-content/uploads/2019/03/img-footer-map.png
Get in touchAvantage Social links
Taking seamless key performance indicators offline to maximise the long tail.

Desenvolvido por Inside Digital.

Desenvolvido por Inside Digital.