Devido à grande variedade e ao preço ser muitas vezes competitivo, o mercado estadunidense é muito conhecido em todo mundo, o que leva ano após ano as vendas on-line no país crescerem disparadamente, sobretudo no fim do ano devido a Black Friday e o Natal. Quer saber como importar produtos dos Estados Unidos? Neste artigo especial iremos abordar o tema para que você possa ampliar a variedade dos produtos da sua empresa.
Como funciona?
1. Procure uma empresa de intermediação para entrega
O primeiro e grande desafio para importar produtos dos Estados Unidos é referente ao envio. Os lojistas estadunidenses, na maioria das ocasiões, não enviarão os produtos para o Brasil diretamente. Com isso, será necessário que você busque por uma empresa que realize o processo de intermediação.
2. Escolha a modalidade de frete
Esse é um quesito muito importante, já que pode elevar e muito o valor final, o que requer um bom planejamento, considerando o melhor, o mais seguro e mais barato.
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A modalidade mais comum, porém também a mais cara, é o frete Courier – um serviço de entrega expressa. No entanto, existem outras modalidades disponíveis no mercado. Confira a seguir:
- First Class Mail international;
- Priority Mail Internacional;
- Fedex;
- DHL Global mail;
- TNT Express;
- UPS Express;
- USPS;
- Airmail Economy.
3. Veja quais são os produtos restritos para importação
Existem alguns produtos, como derivados de mamíferos marinhos e alguns frutos do mar, que são restritos para importação. Além disso, ainda tem aqueles produtos considerados ilícitos, como narcóticos, drogas e materiais relacionados ao terrorismo e trabalho escravo.
4. Verifique quais produtos precisam de licenciamento para ser importado
Existem alguns produtos que precisam de licença para que possam passar pela fiscalização e chegar até o destinatário. Exemplo: plantas, animais, bebidas alcoólicas, tabaco e medicamentos.
5. Habilite a sua empresa no Radar
O Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar) é o sistema da Receita Federal que permite que as empresas brasileiras possam importar ou exportar produtos. Antes de qualquer operação, é feita uma análise e, assim que for aprovada, a empresa está habilitada a usar o Siscomex.
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De acordo com a exigência do governo federal, todas as pessoas jurídicas e físicas devem fazer o seu cadastro no Siscomex para realizar operações de comércio exterior. Além da Receita Federal, o sistema também tem controle gerenciado pela Secretaria de Comércio Exterior e pelo Banco Central.
O objetivo do Radar é unificar as informações dos intervenientes no comércio exterior, seja importadores ou exportadores. Dessa forma, é possível monitorar o comportamento e o limite de atuação e, assim, evitar que as pessoas utilizem as empresas com a finalidade de fraudar o fisco por intermédio da prática de contrabando ou descaminho.
Quanto custa para habilitar uma empresa no Radar?
Não existe pagamento de taxas para acessar o sistema. Você só precisará pagar as taxas relacionadas à obtenção dos documentos que são exigidos pela Receita Federal.
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